segunda-feira, 4 de julho de 2011

O profissional de secretariado X O gerenciamento do tempo

Vivemos num mundo de mudanças constantes, onde as informações surgem como avalanches. O profissional de secretariado deve acompanhar todas essas evoluções sem perder a serenidade e o comprometimento com o resultado. 

Devemos priorizar o trabalho com muita qualidade de vida, afim de não comprometer a saúde física e mental. Pensando em tudo isso, seguem algumas dicas importantes sobre como gerenciar o tempo.

Lembrando que a palavra chave é “priorizar”.


O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO 
X
 O GERENCIAMENTO DO TEMPO
Não importa o tamanho da empresa quando tratamos de gestão do tempo.
Seja qual for o tamanho, a capacidade de gestão por parte da secretária cria um excelente ambiente de trabalho melhorando o rendimento global.

É de vital importância para a empresa que a habilidade na execução de várias tarefas simultaneamente seja realizada. Por mais que a tecnologia esteja avançada,  o assessoramento do profissional de secretariado nunca se  tornará obsoleto.

O desempenho do profissional em secretariado entre outros, engloba estabelecer prioridades, coordenar projetos e organizar recursos. Como gerentes do serviço, seu comportamento e atitude profissionais influenciam fortemente o trabalho diário.

SEGREDOS NA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO


Os profissionais de secretariado são excelentes administradores do tempo. Para atingir objetivos é preciso estabelecer prioridades, executar por completo as tarefas, planejar e cumprir prazos e projetos.

  • Faça em primeiro lugar as coisas mais importantes
  • Divida trabalhos mais difíceis em fases (um calendário especial para projetos pode lhe ser útil)
  • Use o calendário para seu controle e follow-up
  • Faça uma coisa de cada vez
  • Execute tarefas até o fim (se parar no meio, faça anotações para não perder tempo ao recomeçar)
  • Comece já a fazer desta forma
  • Não procrastine!!! Diga não à procrastinação
COMO CLASSIFICAR TAREFAS E ESTABELECER PRIORIDADES

Identificar tarefas e atividades

Faça uma lista de suas tarefas e atividades. Se tiver dificuldades, concentre-se fechando os olhos e imaginando-se em seu local de trabalho executando suas tarefas. Anote as diferentes tarefas e atividades. Ex.: Atende telefone? Preenche formulários? Responde a cartas? Faça uma lista.

Escala de impacto

Usando uma escala de 1 a 10 em que 1 corresponde a “nenhum impacto” e ’10 a “grande impacto”, classifique o impacto que cada atividade tem sobre a performance de cada uma delas.

Estabeleça prioridades

Usando a escala de impacto, classifique as prioridades de cada tarefa ou atividade da seguinte forma:
“A” – para tarefas de valor acima de “7” na escala de impacto
“B” – para valores entre “4” a “6” 
“C” – para valores abaixo de “5”

Planejamento

Use o sistema de prioridades para programar o seu dia de trabalho. Comece com as tarefas e atividades “A”. Coloque-as em sua agenda. Deixe as tarefas “C” para o final e se possível delegue-as. O que aconteceria se não as executasse? Se quiser, você pode utilizar este exercício em seu escritório e para discutir suas idéias e sugestões como melhorar a administração de seu tempo com seu gestor.

PRINCIPAIS DESPERDIÇADORES DE TEMPO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO  

§        O executivo não informa aonde vai quando se ausenta da sala
§        O executivo não informa claramente seus objetivos, os objetivos da área, nem objetivos da empresa
§        O executivo e assessor/secretário não estabelecem planos diários de trabalhos
§        O executivo modifica planos de agenda sem avisar
§        Falta de conhecimento por parte do assessor/secretário sobre normas e procedimentos da empresa, organograma e linguagem técnica
§        Trabalhos particulares do gestor, como fazer o imposto de renda dele, seus familiares e amigos; assuntos do clube ou associações ou grupos a que pertence e que nada tem a ver com a empresa; digitar o trabalho da escola dos filhos, marcar hora no cabeleireiro para a esposa, levar carro dele ao mecânico ou para lavar.
§        Sair da sala para ir ao banco, compras diversas, copiadoras, etc.
§        Fazer uso de um equipamento inadequado ou obsoleto
§        Realizar serviço de copa (servir cafezinhos, água, etc.)
§        Decifrar a letra do gestor
§        Excesso de volume para digitação
§        Falta de autonomia do assessor/secretário
§        Excesso de “urgentes”
§        Interrupções constantes do executivo ainda que o assessor/secretário esteja executando trabalhos com prazos fatais
§        Falta de conhecimento das técnicas secretarias
§        Começar a fazer algo sem antes pensar e planejar
§        Fazer coisas improdutivas por puro hábito
§        Dedicar-se demoradamente nos cafezinhos e papos de corredor
§        Abandonar um trabalho antes de terminá-lo para iniciar outro
PRINCIPAIS DESPERDIÇADORES DE TEMPO DO EXECUTIVO
§        Interrupções ao telefone
§        Visitantes inesperados
§        Reuniões de última hora sem prévio agendamento
§        Reuniões extensas
§        Responsabilidade e autoridades confusas
§        Supervisionar subordinados em excesso
§        Fazer coisas que poderiam ser feitas por um equipamento
§        Não delegar tarefas a outros da equipe ou mesmo ao assessor/secretário
§        Deixar campo livre para interrupções durante realização de trabalhos que exigem concentração
§        Falta de comunicação e mensagens obscuras
§        Indecisão e procrastinação
§        Falta de controle, padrões e relatórios de resultados
§        Tarefas deixadas inacabadas
§        Pessoal não treinado e insuficiente
§        Falta de autodisciplina
§        Incapacidade de dizer “não”
§        Ler revistas, jornais ou periódicos sem importância direta para seu trabalho
§        Falta de objetivo, prioridades e prazos nos trabalhos
§        Indecisão/protelar decisões
§       Convocar/participar de reuniões sem objetivos, duração e prioridades não claramente definidas.

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