segunda-feira, 25 de julho de 2011

Confira dicas para uma ótima entrevista

Tenho lido muito a respeito da falta de qualificação de pessoas para as vagas existentes.
É um dado preocupante, pois existem vagas e não há pessoas para ocuparem.
No caso dos profissionais de secretariado, notamos que muitos estão se capacitando muito nos últimos anos, mas ainda é pouco. O mercado de trabalho pede gestores e não meros atendentes de telefone e operadores de computador. 

Pensando em contribuir, envio algumas dicas para a participação em entrevistas.



1.  Abra o site da empresa e interesse-se pelo segmento, entenda o negócio da empresa.

2.  Não se atrase, nem se antecipe ao horário. Seja PONTUAL.


3. Capriche no visual, mas não se exceda. Roupas discretas, sóbrias e elegantes, ternos, tailleurs, e roupas de cortes retos. Sapatos de salto alto, maquiagem e perfume moderados. Arrume os cabelos, se puder,  um preso/solto discreto e elegante (nada perua, nada sensual).
Homens: cuidado com roupas muito esportivas (tênis, bermuda, calça jeans, etc). Prefira calça e camisa social, sapatos bem cuidados, etc.

4. Não faça brincadeiras, não seja risonho em demasia, seja simpático e natural. Mostre maturidade e equilíbrio. Olhe sempre nos olhos do entrevistador. Ouça com atenção aos questionamentos e pense claramente em suas respostas. Cuidado com "pegadinhas de entrevista".
Seja simpático, sem ser forçado. Responda o que lhe perguntarem, e procure não falar demais dando longas explicações. Seja objetivo em suas respostas, prestando bastante atenção nas perguntas.

5.  JAMAIS fale mal de antigos empregadores. Faça sempre comentários elogiosos sobre seus antigos gestores, que são profissionais competentes, que você aprende/aprendeu muito, e blá, blá  e se perguntarem os motivos de sua saída, diga sempre que está/esteve em busca de crescimento profissional e pessoal.

6. Não pergunte no inicio da conversa "o que a empresa tem a te oferecer" (salário, benefícios, horários, etc.). Primeiro ouça a necessidade da empresa e veja se você realmente se enquadra na necessidade da vaga. Não se comprometa a fazer coisas que não sabe e/ou não se sinta capacitado a assumir, a não ser que possa ser algo que você consiga desenvolver a curtíssimo prazo. Se não te forem abertas estas informações, ai sim, já no final, você deve, delicadamente, questionar sobre o salário oferecido e/ou pacote de benefícios, citando o termo: r
emuneração oferecida para esta oportunidade e plano de carreira, benefícios.

7. Se te for perguntado quais seus pontos fortes, responda: "Pró-atividade", "dinamismo", "disposição a novos aprendizados", "facilidade de trabalho em equipe e sob pressão". Se te perguntarem quais seus pontos fracos, responda: "Aprimorar meus estudos de idioma", "fazer novos cursos de aperfeiçoamento na área, etc."

8. Ao final da entrevista, diga que foi "um prazer" conhecê-lo (com sinceridade e sorriso), aperte sua mão com firmeza e diga-lhe: Aguardo notícias por parte da empresa quanto ao processo seletivo e agradeça a oportunidade por ter sido chamada a fazer a entrevista.

Conte a sua experiência e boas entrevistas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário